ANCELMO GOIS



Desejo de comprar cresce

Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, em setembro, a Intenção de Consumo das Famílias teve a maior alta mensal desde 2010.

Cadê o dinheiro?

Dentro da Petrobras tem gente reclamando da demora do fundo Petroatlantic em desembolsar o US$ 1,7 bilhão que prometeu, em fevereiro, por três campos de petróleo da estatal. O fundo foi criado por Manuel Ferreira de Oliveira, que presidiu a Galp, a empresa de petróleo portuguesa.

Cerveja em conta

A cerveja, veja só, não pode ser apontada como uma das vilãs da inflação. A conta é de quem entende de economia. No período dos Jogos do Rio, a inflação registrou alta de 0,88%. No acumulado do trimestre, foi de 1,69%. E o aumento do preço da loura ficou abaixo da inflação no período pré-olímpico: 0,42%.

10 anos de Inhotim


Em comemoração aos dez anos que Inhotim, o museu a céu aberto de Brumadinho (MG), completa neste mês, o canal Curta! começou a produzir uma série sobre a história de artistas e acervo – inclusive o botânico.

Explode coração

Fernanda Gonzaga, 37 anos, filha de Gonzaguinha, vai lançar o CD Toda Pessoa Pode Ser Invenção, com músicas do pai, algumas inéditas. Trata-se de grande homenagem ao pai que, se vivo fosse, faria 71 anos, dia 22, agora.

Por amor à causa

Por uma questão de admiração e amizade, Caetano Veloso cantou, de graça, o Hino Nacional na posse da ministra Cármen Lúcia, segunda, na presidência do STF. O esclarecimento se faz necessário porque nas redes sociais, onde a calúnia e a difamação fazem sua morada central, saiu que o artista cobrou cachê.

Chora...

O sambabook de Jorge Aragão, que o coleguinha João Pimentel lança dia 21, traz uma curiosidade sobre o clássico Vou Festejar, de Jorge, Noeci e Dida. A música seria lançada por Elza Soares, que a gravou com instrumentos de corda, piano. Só que Dida não gostou e disse que não a fez “para ser tocada no Municipal”. Cortada do disco de Elza, a música foi gravada por Beth Carvalho, em 1978, e fez o maior sucesso.

Começar de novo

Sabe o Ronald, 44 anos, o ex-lateral do Fluminense nos anos 1990? Está dirigindo para o Uber.

Alê em Eu Fico Loko


Alessandra Negrini, 46 anos, será a mãe de Christian Figueiredo, 22, no filme Eu Fico Loko, baseado no best-seller do youtuber, que conta as experiências de um adolescente. Ela será Lilian, adepta da Nova Era que tenta manter a calma para criar o garoto. Boa sorte!

Porque hoje é sábado...

...é dia de conferir a Floração do Mês de setembro. Este é o segundo mês da seleção, feita para a coluna por uma turma de paisagistas do Jardim Botânico e da Associação de Amigos do JB. A maravilha da foto acima é uma flor da jeniparana (gustavia augusta), árvore que chega a até 10m de altura. Apesar de ser brasileira, característica da nossa região amazônica, este Gustavia aí, o gênero do nome científico, é uma homenagem ao rei Gustavo III (1746-1792), da Suécia. Maravilha!

Ponto final

A morte do grande ator Domingos Montagner, 54 anos, querido por todos que o conheciam, faz lembrar estas palavras do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962): “A morte é uma viagem, e a viagem é uma morte. Partir é morrer um pouco. Morrer é verdadeiramente partir, e só se parte bem, corajosamente, nitidamente, quando se segue o fluir da água, a corrente do largo rio. Todos os rios desembocam no Rio dos Mortos. Apenas essa morte é fabulosa. Apenas essa partida é uma aventura. Se de fato um morto, para o inconsciente, é um ausente, só o navegador da morte é um morto com o qual se pode sonhar indefinidamente. Parece que sua lembrança tem sempre um porvir.” Meus pêsames à família.



  Voltar para matéria anterior   Índice da editoria de Cultura   Índice de colunas   Índice geral   Ir para próxima matéria